Informações

O IJPR oferece o Curso de Formação de Analista Junguiano, com a finalidade de propiciar aos membros candidatos os fundamentos teóricos e prática do exercício profissional de analista na perspectiva junguiana.

O curso de Formação de Analista Junguiano oferecido pelo Instituto Junguiano do Paraná é reconhecido pela International Association of Analytical Psychology (IAAP), com sede em Zurique, Suíça.

O curso de Formação se processa normalmente num período de 4 anos onde estão incluídos os aspectos teóricos, basicamente através de seminários, e aspectos práticos através de supervisões, em grupo e individuais. São exigidas 150 horas de supervisão individual e 250 horas de análise individual além da apresentação de estudo de caso clínico e monografia. O curso de  Formação se completa quando da defesa da monografia após o cumprimento de todas as etapas anteriores. O membro candidato assim que termina o curso de Formação passa a ser Membro Analista do Instituto Junguiano do Paraná-IJPR/Associação Junguiana do Brasil-AJB, reconhecido pela International Association for Analytical Psychology-IAAP (Zürich).

O IJPR realiza periodicamente concursos de seleção para a escolha dos candidatos que participarão do Curso de Formação de Analistas Junguianos.

Os pré-requisitos para candidatar-se ao curso são:

  1. Ser médico(a) ou psicólogo(a) com registro no CRM/CRP há pelo menos 2 (dois) anos;
  2. Ter um mínimo de 02 (dois) anos de exercício de prática clínica em psicoterapia;
  3. Os candidatos deverão comprovar no mínimo 50 (cinquenta) horas de supervisão clínica individual com psicoterapeuta reconhecido por Conselho Regional/ Federal de Psicologia (como pré-requisito para a seleção não existe a exigência de ser um analista da AJB/IAAP);
  4. Os candidatos deverão comprovar vivência mínima de 100 (cem) horas de análise individual com psicoterapeuta reconhecido por Conselho Regional/Federal de Psicologia (como pré-requisito para a seleção não existe a exigência de que seja um analista da IAAP). Estas 100 horas de análise individual devem ter transcorrido em um período de no máximo 3 (três) anos antes de requerer entrar no Curso de Formação de Analistas;
  5. Participar integralmente do Processo Seletivo.

 

Aliquam efficitur. libero commodo facilisis Donec elit.